Bacalhau com broa e espinafres

Bacalhau com broa e espinafres

2 postas bacalhau demolhado
1 molho de espinafres
½ broa de milho
1 cebola
4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 dl de azeite
2colheres de sopa de manteiga derretida
3 dl de natas
sal e pimenta q.b.

Ponha ao lume um tacho com água e as folhas de louro; quando começar a ferver junte o bacalhau e deixe ferver 5 minutos; retire e deixe arrefecer no caldo. Depois disso, limpe-o de peles e espinhas e lasque-o. Entretanto, descasque e pique a cebola e os alhos; esfarele a broa; lave em várias águas os espinafres, escalde-os durante 2 minutos, escorra-os e reserve. Leve ao lume um tacho com o azeite e refogue a cebola e 2 dentes de alho. Junte o bacalhau e os espinafres e envolva; adicione metade da broa e regue com as natas; tempere com sal e pimenta e coloque dentro dum tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa. Misture a restante broa bem esfareladinha com os restantes dentes de alho e a manteiga; espalhe sobre o preparado de bacalhau e leve ao forno já aquecido a 190º durante 25 minutos. Sirva de imediato.

Etiquetas:

Lombinho de porco em uisque com migas de bróculos

Lombinho de porco em uisque com migas de bróculos

1 lombinho de porco
6 dentes de alho
2 raminhos de alecrim fresco
1 copo de vinho tinto
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 cabeça de broculos pequena
2 fatias grandes de broa de milho
1 cebola
uisque

De véspera, ou com algumas horas de antecedência, tempere a carne de porco cortada em nacos com 4 dentes de alho picadinhos, sal e pimenta, o alecrim fresco e o vinho tinto. Deixe ficar em vinha d´alhos no frigorífico num recipiente tapado. Coza depois os broculos em água temperada de sal ou ao vapor. Leve uma frigideira ao lume com azeite e aloure a cebola cortada em meias luas e 2 dentes de alho picadinhos. Assim que a cebola começar a ficar translucida, acrescente a broa previamente esfarelada e deixe envolver bem na mistura de azeite, alho e cebola. Acrescente depois os floretes de broculos previamente cozidos e mexa bem. Acrescente também um pouco de água da cozedura dos bróculos para as migas ficarem mais consistentes. Rectifique de sal e pimenta e reserve. Enquanto prepara as migas, prepare também a carne. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite (ou banha) e frite os nacos de carne, bem escorridos da marinada, em lume forte até ficarem dourados de todos os lados. Verter o whisky na frigideira e descolar os sucos da carne no fundo da frigideira com uma espátula ou uma colher de pau. Deixar borbulhar por uns segundos. Sirva as migas com a carne de porco regada com o molho da frigideira.

http://paracozinhar.blogspot.com e http://elvirabistrot.blogspot.com/

Etiquetas:

Folhados de Farinheira com Espinafres

Folhados de Farinheira com Espinafres

2 farinheiras
1 embalagem de espinafres
massa folhada
molho pesto
1 ovo batido para pincelar os folhados
sementes de sésamo

Introduzem-se as farinheiras em água a ferver durante 3 minutos. Retiram-se do lume, tira-se-lhes a pele e reserva-se. Salteiam-se os espinafres numa frigideira apenas com um pouco de azeite até estarem completamente salteados. Cortam-se uns quadrados de massa folhada e coloca-se no meio uma bola de farinheira e, por cima outra de espinafres. No topo coloca-se uma colher de chá de pesto e "fecha-se" a massa unindo os 4 bicos do quadrado no topo, Pincelam-se os folhados abundantemente com ovo e polvilham-se com as sementes de sésamo. Vão ao forno cerca de 20 minutos até estarem dourados.

http://comapetite.blogspot.com

Etiquetas: ,