Frango Agridoce

20_02_10

1 lata pequena de ananás aos pedaços
400g de peito de frango
1 malagueta de piriri
2 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa vinagre de sidra
Pimenta de moinho
Alho moinho
2 cebolas
1 pimento verde
200g de abóbora limpa
50g de margarina
Sal
1 colher de sopa de Maizena
3 colheres de ketchup
1 colher de sopa de açúcar

Escorra bem os pedaços de ananás, reservando a calda. Corte o peito de frango em tiras, junte a malagueta limpa de sementes e picada em pedacinhos, o molho de soja, o vinagre de sidra e cerca de 2dl da calda do ananás. Tempere com pimenta e alho moídos na altura, misture bem e reserve. Descasque as cebolas e corte-as aos gomos. Lave o pimento, limpe-o de sementes e corte em tiras. Corte a abóbora em cubos. Aqueça a margarina num tacho, junte o frango bem escorrido e deixe saltear, mexendo até começar a alourar. Adicione a cebola, os cubos de abóbora e as tiras de pimentos ao frango. Tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até os legumes estarem tenros, mas al-dente. Entretanto dissolva a maizena na marinada, junte-lhe o ketchup e o açúcar e mexa como um garfo até tudo bem misturado. Deite os pedaços de ananás e o molho preparado no tacho e deixe ferver um pouco, mexendo de vez em quando até começar a espessar. Rectifique o sal, se necessário. Acompanhe com arroz cozido, bem solto.

http://www.vaqueiro.pt

Etiquetas:

Bolo de Iogurte

17_02_10

2 iogurtes naturais
1/2 copo (do iogurte) de óleo
3 copos rasos de açúcar
4 copos rasos de farinha
4 ovos
2 colheres de chá de fermento em pó

Misturam-se todos os ingredientes num alguidar e mexe-se muito bem até a massa formar bolhas. Deita-se a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leva-se a cozer em forno médio. Depois do bolo estar cozido, desenforma-se e polvilha-se com açúcar em pó.

Etiquetas:

Lombo de porco com pêssegos

16_02_10

1 lombo de porco
1 cháv. de pêssego em calda, escorrido e picado
2 c. sopa de azeite
1 folha de louro
2 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
2 cháv. de leite
Sal, pimenta e ramos de alecrim

Abrir o lombo no sentido do comprimento, sem o separar. Temperar de sal e pimenta e rechear com o pêssego picado. Fechar e atar com um cordel, apertando bem. Num tacho grande, dourar o lombo no azeite de todos os lados e retirar. Refogar a cebola, acrescentando azeite, se necessário. Voltar a colocar o lombo, baixando o lume. Acrescentar o louro, o alho, o leite, o sal, a pimenta e o alecrim. Deixar ferver, baixar o lume e cozinhar até a carne ficar macia, acrescentando mais leite, se necessário. Servir fatiado com o molho que se forma.

http://umatuganostropicos.blogspot.com

Etiquetas:

Lulas Recheadas com Camarão

14_02_10

1 kg de lulas
80 ml de sumo de limão
350 ml de água
6 colheres de polpa de tomate
1 colher de chá de açúcar
1 caldo de frango
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Alecrim
Azeite
Salsa picada

Tempere os camarões com sumo de limão e sal. Depois, recheie as lulas com os camarões temperados e reserve. Numa panela grande com azeite refogue a cebola e o alho. Depois acrescente a salsa picada e o alecrim. Coloque as lulas recheadas e adicione a água. Deixe cozinhar, com a panela semi-tampada, até que fiquem cozidas. Por último acrescente a polpa de tomate e o açúcar. Deixe ferver um pouco.

http://www.moo.pt

Etiquetas:

Bolo do Caco

06_02_10

1 kg de farinha de trigo
2 batatas-doces grandes
25 gr de fermento de padeiro
Água q.b.
Sal q.b.
50 gr de manteiga amolecida
3 alhos picados muito fininhos
1 pequeno ramo de salsa picadinha

Coze-se as batatas-doces e reduzem-se em puré. Misturam-se a farinha, a água aos poucos até formar uma mistura compacta. No caso de ter muita água acrescenta-se mais farinha. Depois de formadas as bolas, deixam-se levedar 10 minutos. Espalmam-se as bolas. Coloca-se numa chapa ao lume. Depois de cozido, abre-se ao meio no comprimento. Coloca-se uma boa camada de manteiga de alho e salsa. Saboreia-se ainda quente ou morno.

Etiquetas: