Wraps de queijo com rúcula e cogumelos

Wraps de queijo com rúcula e cogumelos

200 g de cogumelos portobelo
30 g de margarina
50 g de fiambre aos cubinhos
100 g de folhas de rúcula
2 chalotas
200 g de queijo fresco em creme
4 folhas de wraps
alho
sal
pimenta

Lave os cogumelos, enxugue-os bem e pique-os finamente. Derreta a margarina com um pouco de alho picado numa frigideira, junte os cogumelos salteie sobre lume forte, mexendo sempre até a água que libertem se evaporar completamente. Tempere com sal e pimenta e retire do lume. Junte o fiambre e a rúcula e misture bem. Descasque e pique finamente as chalotas, misture-as com o queijo e espalho sobre os wraps. Por cima, distribua a mistura de cogumelos e rúcula e enrole. Sirva cortados ao meio.

http://www.vaqueiro.pt

Etiquetas: ,

Tintureira com penne em molho de tomate

Tintureira com penne em molho de tomate

400 g de tintureira congelada
louro
salsa
1 bolbo de funcho
300g de miolo de camarão congelado, grande
sumo de limão
óleo
250g de penne
1 cebola
50 g de margarina
250 g de molho de tomate
água
sal
piripiri

Coloque as postas de tintureiras num tacho, cubra com água, tempere com sal e junte um ramo de salsa atado juntamente com a folha de louro. Tire as folhinhas verdes da cabeça do funcho e reserve, corte as pontas espigadas do bolbo, lave-as e junte-as ao peixe. Leve ao lume e deixe ferver suavemente cerca de 5 minutos. Entretanto, tempere o moilo de camarão com sal, pirpiri, sumo de limão e um fio de óleo. Retire o peixe e os legumes aromáticos com uma escumadeira e introduza a massa no caldo a ferver. Mexa cin um garfo e deixe cozer até a massa estar al-dente. Ao mesmo tempo, corte o bolbo de funcho, retire o talo central e pique-o finamente. Descasque a cebola e pique-a também. Derreta a margarina num tancho, junte o funcho e a cebola picados e deixe cozinhar sobre lume brando, mexendo de vez em quando, até os legumes estarem macios. Entretanto, limpe o peixe de espinhas. Adicione o miolo de camarão ao refogado e deixe saltear durante 2 a 3 minutos. Junto o molho de tomate. Coe a massa e adicione cerca um pouco do caldo da sua cozedura ao molho de tomate. Adicione a tintureira e a massa escorrida ao molho de tomate, rectifique os temperos se achar necessário. Salpique com as folhinhas verdes de funcho e sirva de imediato.

http://www.vaqueiro.pt

Etiquetas: ,

Salada parisiense

Salada parisiense

fiambre
1 fatia de queijo gruyère
2 tomates
2 ovos cozidos
alface
milho
1 colher de mostarda de Dijon
vinagre
óleo
salsa picada

coza os ovos e depois de descascados corte em rodelas. corte o queijo, a fatia de fiambre e os tomates em cubos. misture com a alface já partida e o milho. misture bem e  acrescente o vinagrete feito com o oleo, o vinagre, a mostarde de dijon e a salsa picada. deite sobre a salada e volte a misturar.

Etiquetas:

Frango com camarão e coco fresco

19_07_10

1 coco fresco
3 a 4 peitos de frango
1 colher de café de coentros em pó
1 colher de café de nós moscada em pó
raiz de gengibre
150 g de miolo de camarão médio
1 alho francês
1 cebola pequena
50 g margarina
2 colheres de molho de tomate
2 dl de natas
cebolinho picado
sal
pimenta

Faça um furo no centro de cada um dos três pontos visíveis na base do coco. Faça escorrer a água do coco para dentro de um recipiente. Parta a casca e retire a polpa. Retire algumas lâminas de coco usando um descascador e reserve. Elimine a película castanha da restante polpa, rale num ralador e junte a polpa ralada à água. Corte os peitos de frango em fatias finas, tempere com sal, pimenta e alho moídos na altura. Junte os coentros e a noz-moscada e o suco de um pedaço de raiz de gengibre, previamente pelada e ralada. Adicione o coco ralado e misture bem. Corte o alho francês em rodelas, lave em água corrente e escorra bem. Derreta a margarina e com um pouco de cebola faça um refogado num tacho, junte os camarões, tempere com sal e deixe alourar durante 1 a 2 minutos sobre lume forte. Retire os camarões e reserve. Reduza o calor, deite o alho francês no tacho e quando começar a amolecer introduza os pedaços de frango. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a marinada do frango, o molho de tomate e as natas, misture bem e deixe ferver suavemente até ao frango estar macio. Rectifique os temperos, perfume com cebolinho picado e sirva enfeitado com os camarões e com as lâminas de coco fresco. Acompanhe com arroz branco solto.

http://www.vaqueiro.pt

Etiquetas:

Tortas de lombarda com recheio de carne e ovos de codorniz

Tortas de lombarda com recheio de carne e ovos de codorniz

8 a 10 folhas de couve lombarda
água
8 ovos de codorniz
1 cubo de caldo de galinha
400 g de salsichas fresca
1 colher de sopa de cebolinho picado
30 g de amêndoa picada
1 pau de canela
1 casca de limão

Apare o talo às folhas de couves, lave-as e coloque-as num wok que tenha tampa. Cubra-as com água, junte os ovos de codorniz e o cubo de caldo de galinha e leve ao lume. Deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Entretanto, tire a pele às salsichas, junte-lhes o cebolinho picado e a amêndoa picada e misture bem. Retire as folhas de couve e os ovos do wok e reserve o caldo. Junte-lhe o pau de canela e a casaca de limão. Descasque os ovos de codorniz. Escorra bem as folhas de couve e abra-as, por cima distribua a mistura de carne e no centro disponha dois ovos cozidos. Enrole as folhas de modo a que o recheio fique totalmente coberto e coloque os rolinhos na grelha do wok para cozer a vapor. Coloque no wok, sem tocar no caldo, cubra com a tampa e leve de novo ao lume. Deixe ferver suavemente entre 15 e 20 minutos.

http://www.vaqueiro.pt

Etiquetas: ,

Camarões com arroz de jasmim

Camarões com arroz de jasmim

2 colheres de cha de óleo de amendoim
2 cebolas novas
1 1/2 colher de chá de gengibre fresco
1/2 colher de chá de sementes de coentros
100 g de arroz de jasmim
2,5 dl de caldo de legumes
1 colher de chá de raspa de lima
200 g de camarões crus
3 colheres de chá de sumo de lima
2 colheres de sopa de coentros

Leve o óleo a aquecer numa caçarola, junte as cebolas cortadas às rodelas e deixe-as refogar 4 minutos, em lume brando, até amolecerem. Depois adicione o gengibre picado, as sementes de coentros esmagadas, o arroz e mexa durante um minuto. De seguida, junte o caldo de legumes e a raspa de casca de lima e deixe ferver, mexendo sempre. Reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar, tapado, 15 a 20 minutos, até o arroz amolecer. Retire a caçarola do lume e misture os camarões, previamente descascados, limpois e cortados em pedações de 1 cm. Tape e deixer repousar 4 a 5 minutos, para assim os camarões cozerem. Junte então o sumo de lima e os coentros picados e mexa com um garfo. Sirva o arroz acompanhado com gomos de lima.

Receitas no Singular

Etiquetas: ,