Lombo de salmão com lima e molho de soja



   1 lombo de salmão
   400 g de batatas
   150 g de bróculos
   70 g de Vaqueiro
   2 a 3 limas
   Sal
   Azeite
   Molho de soja
   Noz-moscada em grão

Corte batatas em cubos. Lave os bróculos. Leve a cozer em água com sal.
Escame os lombos de salmão e leve ao lume numa frigideira com um fio de azeite, e temperado com sal. É uma posta pesada - vá abanando a frigideira com frequência para garantir que não se está a pegar. Quando repassar mais de 1 dedo de altura, vire a posta. Ligue a grelha do forno. Para uma posta de 3 dedos de altura, deve ter agora um dedo de salmão cru no centro. Leve à grelha do forno, por uns minutos, num prato de barro ou numa frigideira própria, enquanto finaliza as batatas.
Corte a Vaqueiro em cubos e aqueça num wok. Despeje por cima as batatas e os bróculos, devidamente escorridos de água. Deixe as batatas alourar ligeiramente no pecado da gordura saborosa. Espreite o salmão - ligeiramente tostado por cima, e já todo cozinhado - e retire-o do forno. Sirva deitando 2 golpes de molho de soja sobre o peixe, e regando generosamente com sumo de meia lima por cada prato. Perfume com raspas de um grão de noz-moscada.

http://cozinhacomtomates.blogspot.com/

Etiquetas:

Coxas de frango com mel e sésamo



   12 sobrecoxas de frango
   sumo de 1 limão
   sal & pimenta preta moída na altura
   2 colheres de sopa de margarina vegetal
   4 colheres de sopa de mel
   2 colheres de sopa de molho de soja
   2 colheres de sopa de sementes de sésamo

Temperar as sobrecoxas de frango com o sumo de limão, sal e pimenta. Deixar repousar por 30 minutos. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar o frango numa assadeira. Reservar.
Derreter a margarina num tacho. Juntar o mel e o molho de soja. Misturar muito bem e verter o preparado sobre as coxas de frango. Levar ao forno por 30-35 minutos, a 180ºC, regando de vez em quando com o próprio molho. Polvilhar as coxas de frango com as sementes de sésamo e assar por mais 10 minutos.
Retirar a assadeira do forno e servir de seguida, acompanhando com massa soba japonesa cozida em caldo de frango e temperada com molho de soja, sal e pimenta.

http://elvirabistrot.blogspot.com

Etiquetas:

Noodles com Frango



   250gr de noodles
   400gr de peito de frango cortado em tiras
   25gr de amêndoa em palito
   1 alho francês cortado na horizontal
   Rebentos de soja q.b.
   Rebentos de bambu q,b
   Gengibre q.b.
   Molho de soja
   2 limas
   2 colheres de sopa de mel
   Sal e pimenta
   Azeite

Cozer a massa conforme as instruções da embalagem. Reservar.
Temperar o frango com o gengibre, molho de soja, as limas, sal e pimenta. Levar ao frigorífico durante 1/2 hora. Num wok cobrir o fundo com azeite e um pouco de molho de soja. Fritar a carne durante 5 min. em lume forte... Juntar o mel, as amêndoas e mexer durante 1 minuto. Adicionar o alho francês, os rebentos de soja e de bambu. Adicionar a marinada da carne e saltear durante 1 min. Por último juntar a massa e mexer, rectificar os tempêros e servir.

http://nouvelle-cuisine.blogspot.com

Etiquetas:

Bacalhau à Gomes de Sá




   4 postas médias de bacalhau demolhado
   700 g de batatas
   2 cebolas grandes
   2 dentes de alho
   2 dl de azeite
   2 ovos
   1 fio de vinagre
   1 folha de louro
   1 macheia de azeitonas pretas
   salsa picada q.b.
   sal & pimenta


Cozer o bacalhau em água a fervilhar por 8 minutos. Escorrer e deixar amornar. Remover cuidadosamente as peles e as espinhas. Desfiar o bacalhau em lascas grossas. Reservar. Lavar as batatas e cortá-las ao meio. Levá-las a cozer com a pele em água a ferver temperada com pouco sal por 25 minutos. Escorrer as batatas e deixá-las amornar. Descascar e cortar em rodelas. Reservar. Colocar os ovos num tachinho cheio de água fria. Juntar o vinagre e levar a ferver. Deixar cozer por 10 minutos após levantar fervura. Escorrer os ovos e colocá-los num recipiente com água fria. Deixar arrefecer por completo e descascar. Cortar os ovos em rodelas e reservar. Descascar as cebolas e os alhos. Cortar as cebolas em meias-luas finas e picar os dentes de alho. Refogar as meias-luas de cebola no azeite aquecido até se apresentarem transparentes. Adicionar o alho picado e a folha de louro. Temperar com um pouco de pimenta e refogar mais um pouco, mexendo de vez em quando. Reservar. Colocar as batatas em camada no fundo de uma assadeira. Cobrir com as lascas de bacalhau. Regar com o preparado de azeite, cebola e alho, removendo a folha de louro. Espalhar as rodelas de ovo por cima. Levar a gratinar no forno até a superfície do prato ficar levemente dourada. Retirar a assadeira do forno. Decorar com as azeitonas e polvilhar com salsa picada. Servir de seguida.

http://elvirabistrot.blogspot.com

Etiquetas:

Penne com vodka, tomate e natas



   500g de Penne
   50g de manteiga
   6 colheres de sopa de molho de tomate
   450ml de natas light
   9 colheres de sopa de vodka
   1 colher de sopa de manjericão
   queijo parmensão
   sal e pimenta

Coza a massa em água a ferver temperada com sal durante 10 a 12 minutos ou até estar al dente. Entretanto, derreta a manteiga em lume brando e junte o puré de tomate e as natas. Retire a panela do lume e junte a vodka, sal e pimenta. Escorra a massa e deite-a na panela. Aqueça novamente o molho, se necessário, sem deixar ferver, e misture com a massa, acrescentado o manjericão picado. Sirva com raspas de parmesão.

Amo-te Pasta

Etiquetas:

Linguine com Limão e Camarões Picantes



   375g de linguine
   1 colher de sopa de azeite
   15g de manteiga
   1 dente de alho picado
   2 cebolas cortadas em rodelas
   2 malaguetas vermelhas
   450g de camarões crus
   2 colheres de sopa de sumo de limão
   2 colheres de sopa de coentros picados
   Sal e pimenta

Coza a massa em água a ferver temperada com sal durante 10 a 12 minutos ou até estar al dente. Entretanto, aqueça o azeite e a manteiga numa frigideira grande e refogue o alho finamente picado, as cebolas cortadas ás rodelas e as malaguetas picadas sem semente durante 2 a 3 minutos. Junte os camarões descascados mas com cauda e cozinhe em lume forte durante 3 ou 4 minutos ou até estarem bem passados. Adicione o sumo de limão e os coentros e em seguida retire do lime.
Escorra a massa, junte o preparado dos camarões, tempere e sirva.

Amo-te Pasta

Etiquetas: