Crepes de maça



   250 gr de farinha
   1 colher de sopa de açúcar
   1 pitada de sal
   3 ovos
   3 copos de leite
   2 colheres de chá de óleo
   2 colheres de chá de conhaque

Bata os ovos e junte o leite. Vá adicionando a farinha, tendo o cuidado de ir mexendo com uma vara de arames para que a massa não ganhe grumos. Por fim junte os restantes ingredientes e deixe repousar no mínimo por duas horas.

   6 maçãs reinetas
   6 colheres de açúcar
   100 gr de manteiga
   1 pitada de canela

Coza as maçãs, sem casca e sem sementes cortada aos pedaços, com a canela, o açúcar e a manteiga. Deixe cozinhar até que as maçãs estejam mole de modo a poderem ser esmagada.

Prepare os crepes usando cerca de duas colheres de sopa de massa para cada um numa frigideira antiaderente. No primeiro crepe unte a frigideira com um pouco de óleo, nos restante se tiver aderência não será necessário. Depois de prontos, vá sobrepondo-os num prato. Coloque duas colheres de sopa de recheio em cada crepe, enrole e disponha numa travessa. Polvilhe com açúcar e canela.

http://www.paparoka.com

Etiquetas:

Carne de porco com castanhas e cogumelos



   400 g lombo de porco em cubos
   400 g castanhas congeladas
   250 g cogumelos pleurotos
   1 Tomate grande maduro
   1 Courgette grande
   1 Colher de chá de cominhos
   4 Dentes de alho esmagados
   1 Folha de louro
   0,5 dl de vinho branco
   1 Cebola
   Azeite
   Orégãos
   Sal e Pimenta

Tempere a carne em cubos com sal, pimento e cominhos. Junte os alhos e a folha de louro, partida em pedaços e regue com o vinho branco. Deixe marinar algum tempo. Aloure a carne, escorrida da marinada, em azeite. Junte cebola cortada em meias luas finas. Tape o tacho e deixe suar durante 5 minutos. Adicione as castanhas congeladas, mexa e volte a tapar o tacho. Por fim, acrescente os cogumelos previamente lavados e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Corte a courgette em pedaços e o tomate em cubos, depois de limpo de pelo e grainhas. Adicione-os ao cozinhado, juntamente com o tomilho, regue com o líquido da marinada e rectifique o sal e a pimenta. Deixe cozinhar tapado mais cerca de 20 minutos. Acompanhe com tomate cherry cortado a meio, temperado com azeite e orégãos.

http://www.pingodoce.pt

Etiquetas:

Carne de Porco com Ervas Aromáticas e Presunto



   3 fatias muito finas de presunto
   1 raminho de orégãos frescos
   200 gr de lombo de porco
   1 colher de sopa de óleo
   0,6dl de vinho branco
   1 dl de caldo de galinha
   1 colher de sopa de molho worcestershire

Aqueça previamente o forno à temperatura de 180ºC. Dobre ao meio as fatias de presunto no sentido longitudinal. Com cuidado, enrole alternadamente os orégãos e o presunto em volta do lombo de porco e segure bem com palitos. Leve a aquecer o óleo numa frigideira, junte-lhe o lombo de porco e deixe-o cozinhar em lume médio. Vá virando a carne para fritar por igual. Depois coloque-o numa assadeira e leve-a então ao forno, 10 a 15 minutos, até estar tenra. Entretanto, deite o vinho branco na frigideira e leve ao lime a ferver, raspando o fundo do recipiente para soltar os sucos da carne. Adicione o caldo de galinha e molho workcestershire e deixe ferver até reduzir a metade. Para servir, retire os palitos, corte-o em fatias e coloque-as num prato e regue com o molho. Acompanhe com puré de batata e legumes verdes cozidos.

Receitas no Singular

Etiquetas:

Almôndegas com esparguete



   4 Hastes de rosmaninho fresco
   12 Bolachas cream crackers
   2 Colheres de sobremesa de mostarda de Dijon
   500 Gr carne picada de vaca ou vaca e porco
   1 Colher de sobremesa de orégãos
   1 Ovo
   1 Molho de manjericão fresco
   1 Cebola média
   2 Dentes de alho
   ½ Chilli
   1 Lata grande de tomate picado
   2 Colheres de sopa de vinagre balsâmico
   400 Gr de esparguete
   Azeite
   Sal e pimenta
   Queijo Parmesão inteiro

Escolha o rosmaninho do ramo e corte-as fininhas. Embrulhe as bolachas numa toalha e moa-as até que fiquem bem desfeitas, partindo os pedaços maiores com as mãos. Numa taça junte a carne picada, o rosmaninho picado, a mostarda, as bolachas e os orégãos. Junto o ovo e tempere com sal e pimenta. Misture bem com as mãos. Divida em 4 bolas grandes. Com as mãos molhadas, divida cada bola e 6 almôndegas mais pequenas. No total serão 24. Salpique-as com azeite e mexa para que fiquem completamente untadas. Entretanto corte e pique finamente a cebola, o alho e o chilli. Ponha também uma panela grande de água ao lume com sal. Numa frigideira, aqueça o azeite e adicione a cebola e mexa durante uns minutes até que fique dourada. Junto o alho e o chilli e assim que comecem a ganhar cor, junte as folhas de manjericão. Adicione o tomate picado e o vinagre balsâmico. Deixe ferver e tempere. Ponha o esparguete a cozer cerca de 8 minutos ou até estar al dente. Noutra frigideira com um pouco de azeite meta as almôndegas. Mexa e cozinha cerca de 10 minutos. Junte-as ao molho. Escorra o esparguete e deite-o numa travessa. Por cima deite o molho e as almôndegas, misturando um pouco. Enfeite com pequenas folhas de manjericão e queijo parmesão ralado no momento.

http://www.jamieoliver.com

Etiquetas:

Frango com Infusão de Limão e Esparguete



   4 Peitos de frango
   300gr de esparguete
   4 Limões
   2 Colheres de azeite
   Orégãos
   1 Molho de salsa
   Salsa e Pimenta

Corte 3 limões em rodelas finas, reservando 8 rodelas grandes. Esprema o sumo e raspe a casca do quarto limão. Faça uma incisão em cada peito de frango e recheie com as rodelas pequenas de limão, os orégãos, sal e pimenta. Aqueça uma grelha. Coloque cada peito de frango entre duas rodelas de limão reservadas e um ramo de orégãos. Grelhe o frango durante 8 minutos de cada lado, mantendo o limão com o frango para que o aroma se impregne na carne. Entretanto, coza a massa em água a ferver temperada com sal durante 10-12 minutos ou até estar al dente. Escorra bem e misture com a casca ralada e o sumo de limão, a salsa, o azeite, sal e pimenta. Sirva o frango com o limão.

Amo-te Pasta

Etiquetas: ,

Lulas Recheadas com Berbigão em Coentrada



   12 Lulas médias
   2 Cebolas médias
   2 Dentes de alho
   2 Tomates maduros
   50 gr de bacon
   1 Molhinho de coentros
   1 dl de azeite
   1 Kg de berbigão fresco (sem areia)
   2 dl de vinho branco
   2 Colheres de sopa de farinha
   2 Gemas de ovo
   1 Limão
   Sal e pimenta

Amanhe as lulas, reservando os tentáculos e "asas". Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho, tire a pele e sementes ao tomate e corte em cubinhos. Corte o bacon em pedacinhos. Numa picadora triture os tentáculos e as "asas" das lulas e o bacon. Junte metade da cebola e alho picados, o tomate, e parte dos coentros, picados na ocasião. Com a restante cebola, alho e azeite faça um refogado sem deixar ganhar cor. Adicione os berbigões e um pouco de vinho, tape o tacho e deixe o marisco abrir. Depois de abertos retire os berbigões do tacho, separe-os da casca e junte-os ao preparado anterior, envolvendo bem. Rectifique os temperos tendo em conta o sal do bacon e dos berbigões. Recheie as lulas sem encher demasiado. Feche cada lula com um palito. Estufe as lulas no caldo dos berbigões, juntando o restante vinho e água, se necessário. Deixe ferver destapado por 5 minutos e depois cozinhe tapado em lume brando, vigiando a cozedura e a quantidade de caldo. No fim da cozedura pique os coentros restantes e junte-os ao caldo. Dissolva a farinha num pouco de água fria ou leite e adicione ao caldo mexendo sempre. Cozinhe para engrossar e junte as gemas com o sumo de limão. Coza lentamente por mais uns minutos e rectifique os temperos. Sirva com arroz branco.

http://www.vaqueiro.pt

Etiquetas: