Inegöl Köftesi



   1 kg de carne de vaca ou vitela picada
   1/2 copo de pão ralado
   1/2 copo de água
   1 colher de sopa de sal
   1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
   1 colher de sopa de especiarias para kafta
   1 colher de sopa de sumo de limão
   2 cebolas médias
   1/2 copo de queijo kasar ralado (o equivalente é o queijo cheddar)

köfte bahari - é uma mistura de especiarias: cominhos, pimenta vermelha, pimenta-da-jamaica, canela, cravo-da-índia, pimenta preta, cúrcuma, coentros.

Misture a carne picada com o pão ralado, a água e o sal. Amasse bem durante 10 minutos. Coloque esta mistura no frigorífico, em recipiente coberto, durante 24 horas. Num copo, misture o bicarbonato com o limão. Adicione, o sumo de limão e o bicarbonato à carne picada. Rale as cebolas e junte à carne picada. Adicione o queijo ralado e as especiarias e amasse bem. Pegue em porções da mistura do tamanho de uma noz, forme bolas com as mãos e depois dê-lhes a forma de um dedo. Coloque no frigorífico durante uma noite (cerca de 6-8 horas). Retire-os do frigorífico 10 minutos antes de irem ao forno. Coloque-os numa assadeira pincelada com óleo ou azeite (sópara evitar que fiquem colados). Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 15-20 minutos. Sirva quente.

http://cozinhaturca.blogspot.com

Etiquetas:

Fusilli tricolori com ananás e presunto



   400 g massa fusilli tricolore
   225 g ananás em conserva
   115 g vagens
   175 g queijo cremoso com baixo teor de gordura
   150 ml iogurte magro
   350 g presunto magro picado
   2 c. sopa salsa picada
   q.b. sal
   q.b. pimenta preta moída

Escorra o ananás e guarde 3 colheres de sopa de sumo. Pique muito bem metade do ananás e corte os restantes ao meio. Entretanto, escalde as vagens em água a ferver durante 30 segundos. Escorra, passe por água fria e escorra novamente. Misture o sumo de ananás, o queijo, o iogurte, o sal e a pimenta até ficar em creme. Deite numa tigela e junte o presunto, o ananás, as vagens e a salsa e misture bem.
Sirva com fusilli tricolore cozido na hora, envolvendo-o no molho.

http://www.petiscos.com

Etiquetas:

Le Pain/Bread

Peito de peru com tomate e caril



   1 pedaço de peito de peru inteiro com 800 g
   2 cebolas picadas
   2 dentes de alho fatiados
   1 colher (sopa) de azeite
   1 colher (sopa) de manteiga
   1 colher (sopa) bem cheia de caril em pó
   400 g de tomates maduros picados
   1 folha de louro
   2 hastes de salsa
   1 haste de tomilho
   1/4 copo de água
   1 copo de vinho branco
   sal & pimenta

Praticar vários cortes no peito de peru com uma lâmina. Introduzir as fatias de alho nos cortes. Atar o pedaço de peito de peru em toda à volta com fio de cozinha para formar um cilindro. Reservar. Numa panela grande, alourar ligeiramente a cebola picada no azeite misturado com a manteiga. Juntar o peito de peru e alourar de todos os lados.
Temperar com o caril, sal e pimenta. Adicionar os tomates picados, a folha de louro, o tomilho e a salsa. Regar com o vinho branco e a água. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por aproximadamente 1 hora, virando a carne de vez em quando. Se for necessário, juntar mais um pouquinho de água durante a cozedura para a carne não secar. Rectificar os temperos.
Retirar o peito de peru da panela. Remover o fio de cozinha e fatiar a carne. Reservar num prato de servir. Triturar o molho de cozedura, eliminando previamente a folha de louro, o tomilho e a salsa. Se for necessário, juntar um pouquinho de vinho branco e levar a ferver. Rectificar os temperos. Servir o molho com a carne, àparte. Acompanhar com arroz branco ou esparguete.

http://elvirasbistrot.blospot.com

Etiquetas: ,

Pastéis de Grão com Salada



   2 colheres de chá de azeite
   1 cebola pequena picada
   1 dente alho picado
   1 colher de chá de cominhos moídos
   1/2 colheres de chá de sementes de coentros moídas
   300g de grão de bico cozido
   2 colheres de sopa de salsa picada
   2 colheres de chá de sumo de limão
   1 colher de sopa de farinha sem fermento
   ¼ de colher de chá de fermento
   1 clara de ovo
   Sal e pimenta q.b.
   Farinha
   Azeite

Leve a aquecer o azeite numa pequena frigideira anti-aderente, junte-lhe a cebola picada e deixe-a refogar 5 minutos, em lume médio, até amolecer. Adicione o dente de alho picado e as especiarias e deixe cozinhar mais 2 minutos, atélibertar o aroma.
Deite este preparado de cebola num liquidificador, junte o grão, a salsa picada, o sumo de limão, a farinha, o fermento e a clara de ovo e misture para desfazer tudo. Tempere com sal e pimentapreta acabada de moer. Polvilhe as mãos com farinha, forme com o preparado três pasteis e leve-os ao frigorífico até à hora de fritar. Depois leve ao lume uma frigideiragrande com azeite e, quando quente, frite nele os pasteis 2 a 3 minutos de cada lado até dourarem por igual. Sirva-os com uma salada.

Receitas no Singular

Etiquetas:

Frango com Pesto e Molho Agridoce



   300 g de peito de frango (2 peitos)
   Pesto de pevides e manjericão (a receita está aqui)
   2 colheres de sopa de molho de soja
   1 ½ colheres de sopa de mel
   Água q.b. (para o molho)

Rechear os peitos de frango com o pesto (uma dose generosa) e colocar uns palitos para que fiquem bem fechados. Aquecer o molho de soja com o mel, para que o mel se dissolva. Aconselho a que provem esta mistura antes de vertê-la sobre o frango, pois o molho de soja varia muito consoante a marca e, às vezes é muito salgado, sendo necessário adicionar-lhe água. Num pirex, colocar os peitos de frango, vertendo por cima o molho. Levar ao forno durante 15 minutos, coberto com papel de alumínio. Retirar o papel e levar mais 15 minutos ao forno. Acompanhe com tagliatelli.

http://threefatladies.blogspot.com/

Etiquetas:

Defneli Kebap



   15 ml de azeite
   250 g de carne de vaca cortada aos cubos pequenos
   125 g de cogumelos
   3 folhas de louro
   pimenta preta
   cominhos
   pimenta vermelha
   mangericão fresco
   1/2 colher de sopa de molho de soja
   1/2 copo de água

Frite levemente a carne, sem qualquer gordura, até libertar todo o suco. Adicione as folhas de louro partidas, a pimenta vermelha, a pimenta preta, os cominhos e o manjericão fresco e misture. Lave os cogumelos e enxugue-os com um pano. Adicione os cogumelos inteiros à carne. Acrescente a água, o azeite e o molho de soja. Tape o tacho e cozinhe em lume médio até a carne estar cozida.

http://cozinhaturca.blogspot.com

Etiquetas:

Bolo de Nozes



   375 g de miolo de noz
   300 g de açúcar
   8 ovos separados
   175 g de farinha de trigo peneirada
   manteiga e farinha para untar e polvilhar a forma

Unte com manteiga uma forma redonda, lisa e polvilhe-a com farinha. Passe pela máquina o miolo de noz e deite numa tigela grande. Junte-lhe o açucar e misture muito bem. Acrescente as gemas bem batidas e depois de bem ligadas, junte aos poucos a farinha alternando com as claras batidas em castelo. Deite o preparado na forma e leve ao forno (já quente) durante quarenta e cinco minutos. Deixe arrefecer na forma e desenforme depois.

http://www.gastronomias.com

Etiquetas:

Canelones de Peixe e Legumes



   200g lombos de pescada (sem pele nem espinhas)
   4 folhas de lasanha fresca
   50g cebola picada
   100g alho francês em rodelas
   100g cenoura ralada
   30g farinha
   0,5dl leite magro
   5dl molho bechamel
   2c. sopa azeite
   Sal & pimenta q.b.
   1 sumo de limão
   Noz moscada q.b.

Aqueça o forno a 200ºC. Deite o azeite num tacho e leve ao lume com a cebola. Junte o alho francês em rodelas e a cenoura ralada, tape e deixe estufar em lume brando.
Tempere o peixe com sal, pimenta e um pouco de sumo de limão. Quando aos legumes estiverem moles, junte-lhes o peixe, tape e deixe cozinhar durante 7 a 8 minutos. Desfaça o peixe com uma colher, adicione a farinha, mexa e junte o leite. Rectifique o sal e a pimenta e junte um pouco de noz moscada ralada. Deixe engrossar, mexendo de vez em quando.
Espalhe um pouco de molho bechamel num tabuleiro de louça à medida para 8 canelones. Corte as folhas de lasanha a meio, divida o recheio preparado em 8 porções e enrole-o nas folhas de lasanha. Coloque os canelones no tabuleiro e cubra-os com o restante molho. Leve ao forno durante 25 a 30 minutos ou até a superfície estar gratinada.

http://www.pingodoce.pt

Etiquetas: ,

Aletria à Antiga



   500 gr. de aletria
   4 cascas de limão
   500 gr. de açúcar
   1 litro de água
   1 litro de leite
   100 gr. de manteiga
   sal q.b.

Numa primeira fase, deverá juntar-se o leite, água, manteiga, sal, açúcar e limão.
Quando tudo isto começar a ferver, junta-se a massa e quando esta estiver devidamente cozida, coloca-se "estendida" num tabuleiro para secar. Deverá ser cortada em pedaços para ser servida.

http://www.gastronomias.com

Etiquetas: